Manifestação em apoio aos catadores de Campos

A professora Érica Almeida, coordenadora do Projeto de Extensão Apoio aos Catadores de Campos/RJ, convida toda a comunidade para a manifestação em apoio aos catadores e à implantação da coleta seletiva com a participação dos catadores em Campos dos Goytacazes/RJ, política pública de inclusão produtiva recomendada pela nova Política Nacional de Resíduos Sólidos. O ato será em resposta ao fechamento dos lixões e ao desemprego dos catadores tradicionais. A manifestação será no dia 16 de janeiro, quarta-feira, a partir das 10h, na Praça São Salvador.

Segundo a professora Érica, “não basta fechar lixões; é preciso investir na coleta seletiva com os catadores, caso contrário a PNRS não se constituirá num instrumento de democratização e de cidadania”.

Vale lembrar que A UFF é parceira e apóia este movimento através de um Projeto de Extensão coordenado pela professora Érica e, em nome dos catadores da CODIN, convida a todos a participarem e, também, a divulgar este evento em suas redes sociais e de amizade.

No local haverá recolhimento de assinaturas para um abaixo-assinado solicitando a coleta seletiva com a participação dos Catadores no município.

 

Confira abaixo a carta redigida em apoio aos catadores:

 

       CARTA AO CIDADÃO DE CAMPOS

No dia 17 de junho de 2012, o “lixão” de Campos foi fechado, deixando mais de 400 catadores sem trabalho e sem a sua única fonte de renda. Depois de um fechamento sem planejamento e sem a participação dos catadores, o governo local não conseguiu sequer realizar a proposta que consta no Plano de Encerramento do lixão: – a abertura da Usina de Triagem com a contratação de 90 catadores. Sete meses depois, o saldo é desesperador: a Usina de Triagem nunca funcionou, apenas 70 catadores foram empregados na varrição e mais de 400 catadores continuam sem trabalho e sem nenhuma perspectiva de emprego. Por isso estamos na rua hoje, para pedir o seu apoio a nossa luta pela implantação da Coleta Seletiva em Campos com a participação dos catadores, uma proposta que tem o apoio da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010. Implantar a Coleta Seletiva com a participação dos Catadores é mais do que um ato de respeito à Legislação, é um ato de sustentabilidade e de respeito aos catadores que durante mais de 20 anos ajudaram a preservar o meio ambiente em nossa cidade.

Apóie essa idéia.

Movimento dos Catadores de Material Reciclável de Campos

     Campos dos Goytacazes/RJ, 16 de Janeiro de 2013.

Desenvolvido e mantido pelo STIC do PUCG | Fale Conosco