Unidade C Comunicação e Cultura

O Polo Universitário de Campos dos Goytacazes (PUCG/UFF) oferecerá, em 2011, mais um novo projeto à comunidade. Trata-se do “Unidade C Comunicação e Cultura”, que atenderá ao público jovem que tem difícil acesso ao ambiente informático e tecnológico. O projeto tem como objetivo oferecer ferramentas que possam auxiliar o aluno na inserção no mercado de trabalho a partir de sua inserção cultural na cidade. O “Unidade C”, que foi selecionado e aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), será coordenado pela professora Jussara Freire.

O projeto intitulado “Unidade C Comunicação e Cultura” será administrado no campus da UFF Campos e atenderá ao público jovem que tem difícil acesso ao ambiente informático e tecnológico. O projeto tem como objetivo oferecer ferramentas que possam auxiliar o aluno na inserção no mercado de trabalho a partir de sua inserção cultural na cidade.
Além de se apresentar como um tradicional projeto de inclusão digital, o projeto busca valorizar as formas culturais da cidade e criar uma interlocução entre as mesmas e jovens de camadas populares. Por este motivo, um dos critérios importantes da seleção dos alunos é o de sua participação em projetos culturais e/ou atividades artísticas de qualquer tipo (musical, imagético – como grafite – dança…). Paralelamente, o curso se fundamentará em textos literários, musicais e em imagens para formar o aluno ao conhecimento tecnológico e audiovisual.
A unidade de inclusão digital oferecerá aos alunos cadastrados, além do acesso gratuito aos computadores, curso básico de hardware, software, edição de texto, planilhas, slides, navegação na internet, noções de edição de imagem, vetor e CAD e ao final do curso funcionará uma oficina de fotografia que dará aos alunos a oportunidade de conhecer espaços históricos de Campos, unindo conhecimentos de tecnologia e cultura. Ao término do curso todos receberão certificados de curso de extensão da Universidade Federal Fluminense.

Desenvolvido e mantido pelo STIC do PUCG | Fale Conosco