Geografia

Objetivos do Curso

Bacharelado: Formar profissionais capazes de interpretar criticamente a organização do espaço produzido pelas relações dos homens entre si e com a Natureza, nas suas diferentes configurações territoriais/ambientais (regional, agrário e urbano); analisar as relações especializadas da estrutura econômica, social e política das sociedades contemporâneas; desenvolver pesquisas e assessoria em órgãos públicos e privados dedicados ao planejamento urbano, agrário e ambiental; elaborar diagnósticos de impactos ambientais provocados pelas ações humanas.

Licenciatura: Formar profissionais capazes de interpretar criticamente a organização do espaço produzido pelas relações dos homens entre si e com a Natureza, nas suas diferentes configurações territoriais/ambientais (regional, agrário e urbano); analisar as relações especializadas da estrutura econômica, social e política das sociedades contemporâneas; desenvolver pesquisas e assessoria em órgãos públicos e privados dedicados ao planejamento urbano, agrário e ambiental; elaborar diagnósticos de impactos ambientais provocados pelas ações humanas; atuar nas atividades de ensino fundamental e médio de instituições públicas e privadas, contribuindo na qualificação permanente da Educação em nosso país.

Titulação

Bacharel em Geografia;
Licenciado em Geografia.

Duração do Curso

Mínima de 8 e máxima de 12 semestres.

Mercado de Trabalho

Bacharelado: Compreender os principais elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, identificando as condições históricas e sociais pelas quais se efetivaram, com base nos fundamentos filosófico-científicos, teóricos e metodológicos da Geografia;

Dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de planejamento, produção e aplicação do conhecimento geográfico;

Reconhecer, em perspectivas abrangentes, a importância do estudo da questão regional, associando-o às variadas mediações históricas, sociais e político-econômicas relacionadas.

Licenciatura: Profissional capaz de compreender os principais elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, identificando as condições históricas e sociais pelas quais se efetivaram, com base nos fundamentos filosófico-científicos, teóricos e metodológicos da Geografia;

Profissional capaz de dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico;

Professor, cientificamente competente, capaz de redimensionar seus conhecimentos das ciências humanas e sociais, para que possa intervir na coletividade de forma a capacitá-la para a compreensão e análise dinâmicas de seu tempo e de sua realidade.

Professor capaz de subsidiar a reflexão da prática profissional na contemporaneidade, como uma das dimensões da prática social, buscando situar o magistério no contexto das relações sociais.

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