Psicologia

Objetivos do Curso

Formar profissionais capazes de atuar nas diversas áreas da psicologia, disponibilizando o instrumental teórico e prático necessário para pensar e trabalhar junto às questões suscitadas pela dinâmica do ser humano. Assim, o curso de Psicologia oferece disciplinas teóricas que fundamentam a compreensão abrangente da psicologia contemporânea, tocando tanto em estudos da dinâmica individual, quanto em análises contundentes das manifestações sociais relativas a instituições que nos atravessam enquanto seres humanos, como a família, a escola, o trabalho e a empresa. Os estágios em Psicologia também constituem o quadro de disciplinas curriculares, possibilitando ao aluno um contato direto com a prática do psicólogo em diferentes áreas, como a psicologia clínica, a psicologia social, os recursos humanos, dentre outros. O aluno realiza seus estágios sob o controle do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) que também oferece convênios com diferentes instituições. A participação em projetos de extensão e de pesquisa faz também parte da formação do aluno.

A implantação do curso encontra suas justificativas e importância definidas pelas demandas do Norte e Noroeste Fluminenses produzidas pelas questões sociais regionais. O curso tem como principal objetivo abordar a diversidade teórica e metodológica inerente à Psicologia e sua múltipla interface com as ciências biológicas, humanas e sociais. Acredita-se que este tipo de formação oferece à sociedade um profissional preparado para lidar com os vários aspectos que envolvam as pessoas e suas relações.

Titulação

Bacharel em Psicologia.

Duração do Curso

Mínima de 10 e máxima de 15 semestres.

Mercado de Trabalho

O profissional de Psicologia pode atuar em empresas e instituições públicas ou privadas ligadas às áreas da saúde, trabalho e educação. No entanto, devido à expansão de seu campo de atuação, o psicólogo pode atuar em outros campos, constituindo práticas de psicologia institucional comunitária, hospitalar, de saúde do trabalhador, recursos humanos, psicologia clínica, dentre outras.

O lugar da Psicologia e o desenvolvimento das múltiplas atividades que ela incorpora, mediante as suas práticas no campo da assistência pública à saúde, na área das organizações de trabalho e ao próprio trabalhador, nas instituições de ensino e pesquisa, em consultórios privados, em hospitais e centros de reabilitação, em postos de saúde, com seus desdobramentos em termos de compromisso social, demonstram o amplo campo de atuação do psicólogo.   Nesse quadro, o psicólogo pode contribuir para o equacionamento dos conflitos contemporâneos, ao atuar não só como mediador, mas também como agente de transformação.

Desenvolvido e mantido pelo STIC do PUCG | Fale Conosco